Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/18 às 15h45 - Atualizado em 29/10/18 às 10h59

ÍNDICE DE DESEMPREGO CAI NO DISTRITO FEDERAL

 

Nos últimos 12 meses o número de desempregados no Distrito Federal diminuiu em 13 mil pessoas. Houve uma expansão de 11 mil ocupados conjugado à saída de 2 mil trabalhadores da PEA regional, população economicamente ativa.

 

O índice de desemprego passou de 19,5%, apurado em maio de 2018, para os atuais 19,2% da PEA. Com isso, o contingente de desempregados foi estimado em 316 mil pessoas. Os meses de janeiro, fevereiro e março, tradicionalmente são períodos de baixa ocupação.


Em nível nacional, é considerado o período sazonal do aumento do desemprego. Mas as pesquisas de abril, maio e junho, já vinham apontando uma ocupação mais estável. Agora, a última pesquisa divulgada hoje,(25/7)  indica em junho, uma redução de 5 mil  pessoas que saíram da faixa do desemprego para  a ocupação no mercado de trabalho.

 

Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Ela é realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmidh), CODEPLAN, DIEESE, em parceria com a Fundação SEADE, e mostra redução da taxa de desemprego total. Houve um aumento  de 22% na ocupação  informal.

Adalgisa Amaral, Coordenadora de Pesquisa do DIEESE, aponta que a redução no desemprego se deu em maior número, entre a população considerada oculta;  pessoas que nos últimos trinta dias procuravam emprego mas que nos doze últimos meses, encontraram  uma certa dificuldade para se  colocar, ou recolocar no mercado de trabalho. Segundo a pesquisadora, é a população de baixa renda, mulheres, negros  e jovens entre 16 a 24 anos,  os que mais  enfrentam dificuldades para a  empregabilidade. Os chefes de família são os que têm obtido mais rapidez na recolocação no mercado de trabalho.

Porém, um  dado curioso: entre os 25% mais ricos, foi registrada uma redução de 10% na renda dessa população.  

A pesquisa mostra ainda os rendimentos do setor privado, com carteira e sem carteira,  do setor público  e salários médios praticados no mês de maio de 2018.   

 

 

A PED, apresentada hoje (25) na CODEPLAN, encontra-se disponível no site da Secretaria Adjunta do Trabalho: www.trabalho.df.gov.br