Governo do Distrito Federal
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Intermediação de Mão de Obra

É tarefa da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo por meio de suas Agências do Trabalhador. Em relação a este serviço prestado, atende tanto o trabalhador quanto ao empregador.

 

Trabalhador: 

 

Cadastramento e Encaminhamento do Trabalhador a vaga de Emprego:

 

O trabalhador pode preencher o cadastro diretamente na Agência mais próxima ou pela Agência Virtual, site: www.agenciavirtual.df.gov.br;

 

Documentação Necessária:

 

  • Carteira de Trabalho da Previdência Social – CTPS;
  • RG; CPF; PIS;
  • Comprovante de residência;
  • Referência, caso tiver.

 

– Custo do Serviço:Gratuito

– Forma de Atendimento: Por senha

 

Etapas do Atendimento:

 

O Trabalhador será cadastrado, caso queira ter acesso às vagas disponíveis, fornecerá um email, receberá neste email uma senha de acesso para entrar no site: maisemprego.mte.gov.br, nesse endereço de email verificará as vagas disponíveis para o seu perfil. Tendo alguma vaga disponível, imprimirá uma carta de encaminhamento e levará até o empregador, sendo aceito a empresa encaminha uma carta informando a Agência que o trabalhador foi aceito, para que possa ser dada baixa tanto na vaga quanto no cadastro do Trabalhador.

 

Após o trabalhador ser cadastrado, caso haja uma vaga de emprego que solicite os requisitos que ele possui, receberá uma carta de encaminhamento para ir até a empresa, onde passará por uma entrevista, sendo aceito a empresa encaminha uma carta informando a Agência que o trabalhador foi aceito, para que possa ser dada baixa tanto na vaga quanto no cadastro do Trabalhador.

 

Prazo para execução da prestação do serviço:

 

  • Tempo Máximo de Espera: 1h30min (uma hora e trinta minutos).
  • Tempo Máximo de Atendimento: 20 (vinte) minutos
  • Lei de Tempo de Espera, Lei Distrital n. 2.547/2000.

 

Atendimento Preferencial:

 

Quando é retirada a senha no Totem de distribuição de senha, têm a opção para solicitar o atendimento preferencial.

 

Quem tem direito ao atendimento Preferencial:

 

  • Pessoas portadoras de deficiência,
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos,
  • Gestantes, lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo;

 

Todas as Agências do Trabalhador possui esse tipo de atendimento, conforme previsto na LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000., que confere atendimento preferencial a determinado grupo de pessoas, o que foi regulamentado pelo Decreto nº 5.296/04, sendo também estabelecidas prioridades pela Lei nº 12.008/09, e, no que se refere especificamente as pessoas idosas, pela Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso)

 

Empregador:

 

As agências possuem atendentes captadores de vagas, que entram em contato com o empregador ou o empregador entra em contato com a agência para informar sobre a vaga disponibilizada, após esse primeiro contato, preenche-se um formulário com os requisitos da vaga, depois de preenchido o formulário, essa vaga é lançada no sistema e fica disponível para todas as agências, surgindo algum trabalhador apto à vaga, será dada baixa da vaga no sistema e no cadastro do trabalhador.