Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Secretarias Adjuntas

 

Secretaria Adjunta do Trabalho

 

A Secretaria Adjunta do Trabalho possui atuação e competência nas seguintes áreas: Sistema público de emprego; qualificação social e profissional, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, para os beneficiários dos programas sociais e grupos sociais vulneráveis; financiamento para pequenos empreendimentos urbanos e rurais; apoio a iniciativas de micro e pequenos empreendedores individuais ou organizados, em associações e cooperativas; ações para os setores da economia solidária, com vistas à geração de trabalho e renda; acompanhamento sistemático do mercado de trabalho no Distrito Federal, além da busca as condições de trabalho decente para a população.

 

A Secretaria está subdividida em: Subsecretaria de Atendimento ao Trabalhador e Empregador (SATE); Subsecretaria de Microcrédito e Empreendedorismo (SME); e Unidade do Observatório do Trabalho.

 

A SATE é a subsecretaria responsável por 17 agências de atendimento ao trabalhador e empregador, 2 agências de atendimento ao trabalhador autônomo, 1 agência de atendimento ao trabalhador portador de deficiência e pela coordenação de qualificação profissional. Nas agências são realizados os serviços de Intermediação de Mão de Obra (IMO), emissão de carteira de trabalho e liberação de seguro desemprego. A coordenação de qualificação profissional é responsável pelo programa Qualifica Mais Brasília, que oferece diversos cursos em EAD pela internet.

 

A SME é a subsecretaria responsável pelos programas de microcrédito, empreendedorismo e ações voltadas à economia solidária, associativismo e cooperativismo. A coordenação de microcrédito é responsável pelo programa Prospera, histórico programa de governo que oferece financiamento produtivo e orientado à pequenos empreendedores, formais ou informais, rurais e urbanos. A coordenação de estratégias para o empreendedorismo fortalece o setor produtivo articulando ações e políticas para o empreendedorismo, economia solidária, tecnologias sociais, cooperativismo e associativismo.

 

O Observatório do Trabalho é a unidade responsável por analisar os dados de pesquisas como: PED, PNAD, IBGE, CAGED e outras, gerar relatórios mensais contendo o resultado das análises e estudos, fazer prognósticos e prospectar cenários e tendências do mercado de trabalho no Distrito Federal.

 

Secretário Adjunto do Trabalho

Wagner Rodrigues Sousa

 

Contato:

Tel: (61) 3255-3706

Endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 06. Lote: 10. Edifício Guanabara, 6º Andar.

Brasília – DF.

CEP: 70306905

 

 

Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

 

A Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos elabora e promove políticas voltadas para segmentos historicamente invisibilizados nas políticas públicas – mulheres, populações negra, indígena, cigana e minorias étnicas; pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas em situação de rua e pessoas LGBTs, visando uma Brasília que saiba conviver, respeitar e incluir.

 

É responsável pela Casa da Mulher Brasileira, Centros Especializados de Atendimento à Mulher – CEAM, Núcleos de atendimento à família e aos autores de violência doméstica – NAFVD, Casa Abrigo e Unidades móveis de atendimento para mulheres em situação de violência doméstica no campo e no cerrado; pelo Disque 156 opção 6 sobre violência contra as mulheres, Disque 156 opção 7 para denunciar injúrias raciais e racismo e Disque 156 opção 8 para proteção de pessoas idosas; pelo Centro de Intérpretes de Libras – CIL (para pessoas com deficiência auditiva); por laudo médico para pessoas com deficiência inscritas na política habitacional no GDF, e pela articulação para inclusão no mundo do trabalho para pessoas com deficiência e por atendimento gratuito pela Organização dos Advogados do Brasil – OAB.

 

Secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Joana D’arc Alves Barbosa Vaz de Mello

 

Joana D’arc Alves Barbosa Vaz de Mello é advogada da União da Advocacia Geral da União (AGU). No Distrito Federal, ocupou os cargos de Subsecretária de Políticas para Justiça e Cidadania, Subsecretária Interina de Prevenção ao Uso de Drogas e Presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas (CONEN/DF), todos da Secretaria de Justiça e Cidadania (2015/2016).

 

Na Secretaria, teve a oportunidade de desenvolver diversas ações em parceria com diversos órgãos do GDF, e, na esfera federal, com as Forças Armadas, especialmente ações cívico-sociais nas Regiões Administrativas de Sol Nascente (uma), Fercal (uma) e Arapoanga/Planaltina (duas), todas com foco na prevenção às vulnerabilidades sociais.

 

Foi Subsecretária de Segurança Cidadã da SSP/DF, tendo sob a sua responsabilidade alguns projetos de prevenção à vulnerabilidade juvenil, entre eles: Esporte à Meia Noite, Picasso não Pichava, Viva Brasília nas Escolas. Nessa subsecretaria, tinha sob sua responsabilidade todos os conselhos comunitários de segurança – CONSEGs.

 

Na AGU, foi Coordenadora de Serviços Públicos da Procuradoria Regional da União da Primeira Região (PRU1), com atuação em 13 unidades da Federação e mais o DF. Também presidiu a Associação dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur), por dois mandatos (2010/2013 e 2013/2016). Foi membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF.

 

Tem diversas condecorações: Mérito do Judiciário do DF, Alta Distinção; Medalha do Pacificador, conferida pelo Exército Brasileiro; Medalha Miranda Lima, da OAB/DF; Medalha Amigos da Marinha do Brasil e Ordem do Mérito Judiciário Militar.

 

Contato:

Tel: (61) 3212-3604

Endereço: Praça do Buriti

Edifício Anexo do Palácio do Buriti – 8º andar

Sala 800

CEP.: 70.075.900

 

 

 

Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social 

 

A Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social é responsável pela execução das políticas de Assistência Social, Transferência de Renda e de Segurança Alimentar e Nutricional, da gestão do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do DF.

 

Tem como objetivo primordial, garantir e efetivar o direito à proteção social para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da oferta de serviços e benefícios que contribuam para o enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais, através do desenvolvimento de potencialidades, da autonomia, o empoderamento das famílias e a ampliação de sua capacidade protetiva.

 

A Secretaria é responsável por 27 CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, 17 COSES – Centro de Convivência,  9 CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, 13 restaurantes comunitários, dois Centros POP – Centros de Referência para a População em Situação de Rua, Centros de Referência de Diversidade, uma Central de Vagas de Acolhimento e Atendimento Emergencial, três unidades de acolhimento para adultos e famílias (UNAF), crianças e adolescentes (UNAC), mulheres (UNAM) e idosos (UNAI), pelos Programas Bolsa Família e DF Sem Miséria, 47 convênios com 38 instituições e uma série de serviços no DF.

 

Secretário Adjunto de Desenvolvimento Social  

Thales Mendes Ferreira

 

Contato:

Tel: (61) 3348.3516

Endereço: SEPN 515. Bloco A. Edifício Banco do Brasil, 4º andar.

Brasília – DF.

CEP.: 70.770-501